A regra de três simples é bem fácil. Vamos a um exemplo: Se Maria costura 7 peças de roupa em uma hora, quantas peças de roupa ela costura em 8 horas?
Fazemos a ligação das afirmações, conforme enunciado:
1h -------- 7 peças
8h -------- x peças
E depois verificamos se é diretamente ou inversamente proporcional, atribuindo os sinais (+) ou (-). No nosso exemplo, nós fazemos a seguinte pergunta: aumentando as horas de trabalho, Maria aumentará o número de peças costuradas? Sim. Então quanto mais horas (+) mais peças costuradas (+). Colocamos conforme definido:
1h -------- 7 peças
8h -------- x peças
(+) (+)
Como a relação é igual: (+) (+), multiplicamos os extremos e os meios, conforme abaixo:
1 . x = 8 . 7
x = 56
Resposta: Maria costura 56 peças de roupa em 8 horas.
O exemplo acima foi de regra de três simples diretamente proporcional. Agora vamos a um exemplo de regra de três simples inversamente proporcional:
Exemplo: Se a uma velocidade de 60 Km/h eu chego à cidade de Santo Anastácio em 4 horas, em quanto tempo chegarei à mesma cidade de a minha velocidade for de 90Km/h?
Fazemos as ligações das afirmações conforme enunciado:
60 Km/h ----------4 h
90 Km/h ----------x h
Depois verificamos se é direta ou inversamente proporcional, com a pergunta: Aumentando a velocidade eu chegarei em mais tempo ou menos tempo em Santo Anastácio? Menos tempo. Então quanto mais velocidade (+), menos tempo de viagem (-). Relação inversamente proporcional:
60 Km/h ----------4 h
90 Km/h ----------x h
(+) (-)
Como a relação é inversamente proporcional, ao invés de multiplicarmos os extremos e os meios, multiplicamos os números que estão diante de si, em linha reta e não em "x". Como segue:
60 . 4 = 90 . x
240 = 90x
90x = 240
x = 240
90
x = 2,66 hrs (já temos 2 horas e inteiras + 0,66 de uma hora, então multiplicamos 0,66 por 60 para encontrarmos em minutos >> 0,66 x 60 = aproximadamente 40)
Logo:
x = 2 horas e 40 minutos.
Resposta: A uma velocidade de 90 Km/h chego à cidade de Santo Anastácio em 2 h e 40 min.
Sugira outros artigos. É só comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário